quarta-feira, 25 de novembro de 2009

15º Goiânia Noise Festival

Começou ontem, e vai até o próximo domingo, a 15ª edição do Goiânia Noise. O evento que teve suas três últimas edições realizadas no Centro Cultural Oscar Niemeyer, este ano irá debutar em pontos distintos da capital. Hoje, na primeira noite sonora do festival – aberto oficialmente na segunda-feira com uma mostra de arte –, o conceito “invadir a cidade” poderá ser experimentado pelo público em 11 shows, que acontecem em três lugares distintos, de forma simultânea, com destaque para a apresentação do multiinstrumentista alagoano, Hermeto Pascoal.

Um dos maiores gênios da música instrumental mundial, Hermeto mostrará no Teatro Madre Esperança Garrido (Avenida Contorno, no Centro), a partir das 22 horas, uma amostra de habilidade musical, capaz de domar boa parte do instrumentário musical: desde piano e baixo, passando por palhetas até desembocar na percussão e flauta, violão, sanfona, bateria.

A voracidade musical do arranjador nordestino poderá ser vista pelo público goiano em canções que passeiam pelo choro, frevo, maxixe, baião – ritmos genuinamente brasileiros – e até pelo jazz, além de outros gêneros musicais, em combinações pouco usuais, já que uma só canção pode possuir vários ritmos, acordes e notas, fazendo de Hermeto um dos artistas mais completos da cena musical do País.

De visual autêntico, Hermeto apresentará, além de suas extraordinárias habilidades como improvisador em concertos, suas composições originais e idiossincráticas, já gravadas pela Sinfônica de Berlim e por artistas do quilate do pianista de jazz canadense Gil Evans. Com 73 anos de idade, Hermeto tem 23 discos, totalizando cerca de 300 composições – algumas, inclusive, já gravadas nos E UA pelo reinventor do jazz, o americano Miles Davis.

O show de Hermeto e grupo, que terá entrada gratuita, é uma prova da criatividade inesgotável do músico. Nele, músicas do primeiro disco Sambrasa Trio, de 1965, até Chimarrão com Rapadura, de 2006, numa verdadeira varredura da carreira do músico. “Esse show vai mostrar por que ele é conhecido como o ‘ bruxo dos sons’”, afirma Razuk.

Regional

Antes da apresentação de Hermeto, porém, o goiano Juraíldes da Cruz mostrará seu premiado regionalismo, os principais sucessos de sua carreira, iniciada ainda nos anos 1970. Entre o show de Hermeto e Juraíldes, o grupo goiano Vida Seca fará uma performance na entrada do teatro que promete impressionar. Criado em 2004, o grupo vai explorar timbres e sonoridades a partir de lixo e de sucata. Recém-chegados de uma turnê pela Europa, os integrantes do Vida Seca trazem novidades para o show de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário